domingo, 20 de novembro de 2011

Tempero do Forte: oportunidade de fugir do óbvio em um lugar familiar



Quem nunca passou por uma experiência assim: ir a um lugar e sempre pedir a mesma coisa? Quem também nunca perguntou a um amigo: “Você conhece esse ou aquele restaurante (pode ser também boteco, bistrô, pizzaria, café, etcetera e tal)? O que devo pedir lá?”. Eu, que já há algum tempo escrevo sobre gastronomia, por vezes recebo ligações de amigos pedindo detalhes sobre restaurantes e indicações de pratos. E olhe que, embora eu procure experimentar novas coisas, por algum motivo, que não sei qual, indico sempre os mesmos locais e pratos – os meus prediletos, claro! Talvez como o crítico da animação Ratatouille, Anton Ego, eu esteja sempre em busca do prazer e da lembrança do prato da infância, o familiar. Desculpem, amigos, mas isso é algo de que não consigo escapar completamente, mas eu tento, realmente tento.
Algumas oportunidades nos ajudam a fugir dos prazeres ordinários e, sinceramente, acho que devemos aproveitá-las. É o caso do Festival Tempero do Forte, idealizado pela chef e agitadora gastronômica Tereza Paim, que traz chefs de outros pontos do país – e até do mundo - para criarem pratos utilizando ingredientes locais. Essa é uma grande oportunidade para que grandes nomes mostrem que não existe apenas uma forma de olhar a matéria-prima e este novo olhar provoca, além de uma deliciosa experiência gastronômica, uma oportunidade antropológica bastante enriquecedora: o modo de cozinhar de diferentes culturas.
O ingrediente da edição desse ano é a cachaça. Entre os convidados, os chefs Paulo Gaudio/ES, Márcia Pinchemel/GO, Guga Rocha/AL, Paula Labaki/SP, Barão/RJ, Isaías Neries/RJ, Carlos Ribeiro/SP, Mônica Rangel/RJ, Richard Fehlberg/Austrália, Jonatas Moreira/AL e a baiana Chuca Cardoso, além da anfitriã Tereza Paim.
A cachaça é um ótimo ingrediente para um fim de semana em Praia do Forte, afinal, como dá para fazer tudo a pé, pode-se aproveitar a bebida e voltar para casa/pousada sem o risco de ser parado numa blitz.
Serviço: VI Festival de Gastronomia e III Festival de Arte e Cultura de Praia do Forte/BA, entre os dias 24 de novembro e 4 de dezembro de 2011. http://www.temperonoforte.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário