terça-feira, 6 de outubro de 2009

Roma, cidade realmente eterna


































Quem pensar em ir para Roma, realmente vá, pois realmente vale a pena, a cidade é uma série de monumentos de diversas épocas a história, um depois do outro, é uma aula de 3000 anos de história in loco, mas prepare os pés para caminhadas enormes e o bolso, porque os preços sao os mais caros até entao na Itália.
Mas para conhecer é preciso no mínimo 03 dias, um para os monumentos espalhados pela cidade que devem ser feitos caminhando, por que ficam muito perto um do outro, contudo até chegar ao último é uma paletada e também porque a mesmo os melhores mapas da cidade nao tem todos os monumentos e parques que existem na cidade, eles tem pequenas praças guardadas apenas para os romanos escondidos pelas ruas que só vao ser conhecidos a pé. No segundo dia o Vaticano e o museu do Vaticano e por fim o Coliseu e o Forum Romano.
Mas quem for da terceira idade, de vida ou de alma, pode comprar um Roma Pass a partir de 23 euros e pode chegar até aos 30 e fazer as visitas em onibus como o Salvador bus, que circulam por pontos turisticos e dao direito a entrar em alguns dos monumentos e museus que nao sao baratos, museu do Vaticano 14 euros, Coliseu e Forum 9 euros.
Cheguei em Roma a noite e fui procurar um albergue alternativo porque o HI(Hostel internacional), fica no fim do mundo, e numa cidade grande como Roma é longe mesmo, bem a estaçao de Termini é gigantesca tem um shopping center dentro dela e fica perto de tudo e é metrô também entao é o lugar para se ficar, ela é rodeada de hoteis e albuergues, cada andar de um prédio é um diferente. Fiquei num quarto com mais três caras, um israelense que conhecia Salvador e adorava o chicletao, um americano caladao e um espanhol interessado na bunda das brasileiras e paguei 23 euros pela cama sem café da manha, só para voces terem uma ideia a média nas outras cidades era de 17 euros e com café da manha. Ah, os albuergues de roma tem uma outra característica diferente, os quartos podem ser mistos. depois de me acomodar e tormar banho fui rodar pelas redondezas por uma hora para conhecer a vizinhança e tirar algumas fotos.
No dia acordei pensando em ir para o coliseu e depois conhecer a cidade, o que decidi fazer a pé já que vi que as coisas nao eram tao distantes, fui caminhando e me encantando com a cidade e ao ver o Coliseu me deparei com uma fila enorme e um monumento vazio a frente, fui ao vazio e depois fui caminhando e caminhando até chegar a Piazza del Popolo, pertinho do Vaticano e já as quatro da tarde, tentei retonar voando, mas tinha tantas outras coisas para ver que quando cheguei o Coliseu já estava fechado com as pernas e os pés me matando. Nesse caminho é imperdivel o monumento a Vitório Emmanuele, a Fontana de Trevi, com engarrafamento de turistas, a Piazza de Spagna e suas escadas lotadas de pessoas sentadas e suas lojas de grife e uma coca custando quatro eurose o Panteon aonde está enterrado o pintor renascentista Rafael.
No segundo dia pegaria o metrô até o Vaticano depois iria ao Coliseu e quem disse que consegui chegar a tempo novamente, o vaticano em si é rápido, mas se chegar cedo, bem cedo, entrei e fiquei deslumbrado com a grandiosidade e comecei a tirar as fotos, quando olhei para o lado percebi que a fila já havia crescido bastante entao deixei as fotos para depois e fui para a fila que demorou exatos 26 minutos até entrar, mas quando cheguei na porta dei uma olhadinha para trás e a fila tinha duplicado de tamanho, ou seja ela sempre vai ser enorme. logo ao entrar você fica impactado pela Pietá de Michelangelo, pensava ser maior, mas impressiona pela veracidade da escultura parece respirar, depois fica meio repetitivo pois cada Papa tem uma escultura mais luxuosa de um mármore diferente, sao lindas, muito bem feitas, mas é exagerado para uma igreja que prega pela igualdade. Depois de 40 minutos conseguiria ir até ao museu ver a Capela Sistina e chegaria ao Coliseu as 02 da tarde, quem disse, o erro já começou pelo nome, deveriam ser chamados de MuseuS do Vaticano, que sao na verdade uns 05 museus, tem a pinacoteca com obras de Tintorero e Rafael, tem a parte de esculturas Grego-romanas, tem as obras do Renascentistas, tem a mostra Egipcia e tudo levando para a capela Sistina que realmente é o ponto alto de tudo e fale toda a caminhada. Em resumo pelo menos 05 horas caminhando pelos corredores vendo obras belissímas, algumas de gosto bastante duvidoso, mas fazer o que. Saindo vi novamente que nao conseguiria chegar ao Coliseu a tempo e fui rodar pelos arredores e fui até o Castel de Sant'Angelo e voltei caminhando vendo o rio Tibre. Novamente os pés estavam me matando, mas foi um dia digamos abençoado, fui com um canivete na polchete e nao fui barrado, é proibido tirar foto dentro da capela Sistina, tirei uma e ficou ótima, o segurancá viu e mandou guardar a máquina.
No ultimo dia finalmente consegui ver o Coliseu e o forum, mais umas cinco horas caminhando, os lugares impressionam por dois motivos o macro com o gigantismo dos lugares e o micro com os detalhes das peças, é uma mistura de trabalho escravo com artísticos. Como estava com o final da tarde livre aproveitei para conhecer a Cinecittá, mas infelizmente nao é aberta ao público.
Enfim conheci Roma, entao poderia seguir minha viagem, mas descobri com o amigo chicleteiro Israelense que estava no albuergue que teria uma festa numa cidadezinha próxima, chamada de sagra do Vinho de Frascati, fui checar, afinal produtor sempre produtor, vesti minha roupa de sapo e dei meus pulos e era verdade eles distribuem vinho 0800 e ela jorra de uma fonte, entao fui ver como chegar lá, descobri apesar do serviço turistico e Roma informar apenas das coisas que acontecem em Roma. Antes, aproveitei que era domingo e fui ver o Papa que iria aparecer, achava que tinha visto a praça de Sao Pedro cheia quando fui ver o Vaticano, é que nao tinha visto no dia em que o Papa dá uma bençao, e depois fui a cidade do vinho, e ao chegar a Frascati a surpresa, o vinho é feito em Frascati mas a festa acontece numa cidade vizinha chamada Marino, nao sei porque, mas vamos nós em direçao a outra cidade, estava tudo lotado e além do vinho distribuido aos litros e também jorrando de uma fonte, tem uva e tem porchetta(porqueta) que é um porco desossado assado inteiro fatido e colocado dentro de uma pao, uma delícia, que é comprado, mas como estava com a camisa do Brasil ganhei também de graça.
Esta foi minha estada em Roma, mas tem mais umas coisinhas importantes, parece europa, mas tem a cara do Brasil, nos piores aspectos o trânsito é realmente louco e os motoristas nao param na faixa, mesmo com sinal aberto para os pedestres, os homens mijam na rua e nao eram baianos e é tudo muito caro só para citar uma refeiçao com primeiro, segundo, sobremesa e agua que sai por 10 euros nas outras cidade em Roma voce fica no minimo nos 13. ou seja vá um supermercado compre frutas, paoe frio faça seu sanduiche e faça como os romanos e vá enchendo uma garrafa de agua em alguma das diversas fontes espalhadas pela cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário